O cuidado com a língua

Um membro pequeno, mas que pode causar grandes estragos. Desde simples bobagens à uma Guerra. Isso mesmo, estou falando da "língua". Em sua epístola, o meio-irmão de Jesus, Tiago, no capitulo 3, nos adverte seriamente e de uma maneira que eu, particularmente, acho genial a termos cuidado com o que falamos.

Este pequeno órgão humano pode destruir ou edificar a vida das pessoas, por isso precisamos aprender a controlar nossa língua.

O domínio sobre o corpo
Certamente, quem tem controle sobre sua língua, não cometendo delitos( julgamentos precipitados e errôneos, descontrole, difamações, etc...), sem dúvida tem a capacidade de controlar as demais áreas de sua vida.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
 Tiago 3:2


Portanto, quem tem controle sobre a língua, tem igualmente o coração guardado e a mente preservada, pois nosso exterior reflete exatamente o interior, ou seja, o nosso coração e nossa mente. Como diz aquele velho ditado: "A boca fala do que o coração está cheio."


Tiago nos exorta com essas comparações, que considero muito sábias:

Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
 Tiago 3:3-5


Não podemos agir de dupla maneira
Tiago, usado pelo Santo Espírito de Deus, ainda reconhece a possibilidade de alguém usar a língua de modo ambíguo. No entanto, devemos pensar o seguinte: "A mesma língua que exalta o Nome do Senhor deve deixar-se usar para destruir pessoas?"

Apesar de Tiago afirmar que tudo o que existe obedece sua própria natureza, se experimentarmos o novo nascimento, em Cristo, tornamo-nos uma nova criação, isto é, adquirimos outra natureza. E esta tem de ser manifesta em nosso agir e falar. Portanto, você que foi transformado pela graça do nosso Senhor mediante a fé, não deve usar sua língua como um instrumento maligno.


A fofoca, a mentira, a calúnia e a difamação são obras da carne, e não podem ter lugar em nossas vidas.


Conclusão
Nada mais direto do que isso: Devemos ter cuidado com a maneira que usamos nossa língua. Não podemos esquecer que no dia do juízo, daremos conta a Deus de toda palavra usada para o mal proferida pela nossa boca.

Comentários